Suplementação para idosos: porque fazer e seus benefícios

Saúde, bem-estar e qualidade de vida, três palavras com significados muito importantes para a vida de qualquer ser humano independente da sua faixa etária, mas principalmente para a terceira idade. 

Mas você já parou para analisar por que é mais importante conter essas três palavras alinhadas na velhice? 

De modo geral, o envelhecimento leva a uma série de alterações fisiológicas no organismo, entre elas, a diminuição no processo de absorção de nutrientes, o que em consequência disso pode levar a deficiência de vitaminas e minerais no corpo. 

Para evitar que o organismo fique frágil, dando possibilidade a doenças, os idosos começaram a busca por suplementos alimentares que sejam aliados na melhora da qualidade de vida, devido a todas as alterações que ocorrem nas funções orgânicas ao envelhecer.

Alguns fatores comuns que ocorrem com a chegada da idade são o aumento de gordura corporal, perda da massa magra e desaceleração do metabolismo e, por isso, o organismo pede mais massa muscular, energia e muitas vezes a necessidade desses nutrientes não é suprida apenas com a alimentação. 

A suplementação alimentar pode ser uma grande aliada nesse processo e é importante para qualquer idoso, mesmo para os que não praticam atividade física ou para aqueles que desejam aumentar a performance.  

Além disso, a suplementação pode ser uma forma eficaz devido a facilidade de consumo e pela capacidade de absorção pelo organismo. 

Lembre-se, o seu corpo é único, por isso, antes de consumir qualquer tipo de suplemento alimentar, é de extrema importância que consulte um profissional habilitado na área de saúde. Pois somente eles poderão indicar a quantidade e o produto correto para o seu organismo.

Para você ficar por dentro do mundo dos suplementos alimentares, separamos um blog incrível com tudo que você precisa saber sobre o assunto. (clique aqui) 

Para que serve a suplementação para idosos? 

A suplementação para idosos tem vários propósitos, sendo eles:

  • Reposição de vitaminas e minerais
  • Cuidado com a autoestima utilizando suplementos que auxiliam na redução de rugas e traços de linha de expressão
  • Redução de riscos de lesão nos ossos e músculos
  • Melhora da mobilidade
  • Melhora na memória
  • Entre tantos outros benefícios

Além disso, o corpo fica propenso a doenças típicas da idade como a sarcopenia, perda da massa magra e diminuição de força, diminuição do paladar, da salivação, dificuldade de mastigação e perda de memória que, muitas vezes, podem ser controladas através da suplementação adequada. 

Lembrando novamente que a necessidade da suplementação é individual e específica, por isso uma consulta com um profissional é necessária antes do consumo. 

Quais os benefícios da suplementação alimentar para idosos? 

Na ClinicMais temos uma linha completa de suplementos alimentares para idosos, auxiliando na saúde e bem-estar, pois um dos nossos propósitos não é vender apenas produtos, mas sim qualidade de vida. 

Por isso, separamos alguns suplementos e seus benefícios para auxiliar na qualidade de vida da terceira idade. 

Confira: 

Aumento da energia

A fadiga, cansaço e indisposição é o que mais faz os idosos deixarem de praticar atividade física. 

Uma alimentação balanceada juntamente com a suplementação de multivitamínicos pode trazer melhora na disposição e energia. 

A reposição das vitaminas do complexo B é importante para auxiliar a recuperar a perda de energia.

Aumento da massa magra

A perda da massa muscular na terceira idade é uma das principais responsáveis por lesões e diminuição da mobilidade. 

A sarcopenia é a responsável pela perda da massa muscular que ocorre a partir dos 50 anos de idade devido o processo natural de envelhecimento e deve ser controlada, pois pode trazer dificuldades no dia a dia. 

Alguns suplementos alimentares podem auxiliar no retardo deste processo de degeneração. 

Neste caso, é importante a reposição de proteína e creatina alinhada a atividades físicas. 

O Whey Pleno Mais Isolado possui em sua composição peptídeos de colágeno BODYBALANCE™, onde estudos demonstram os benefícios proporcionados pelos treinos de resistência nas pessoas mais velhas afetadas pela perda de massa muscular. 

Benefícios:

  • Aumento da massa magra
  • Maior aptidão para atividades cotidianas
  • Força muscular e resistência
  • Enriquecido de vitaminas e minerais

Aumento da imunidade

Um bom funcionamento do sistema imunológico é de extrema importância para os idosos, ainda mais que essa faixa etária foi a mais atingida pelo Coronavírus, causador da  Covid-19. 

Por isso, um bom hábito de vida saudável alinhado com a suplementação pode promover o fortalecimento do sistema imunológico. 

O zinco, a vitamina D e cálcio devem fazer parte de qualquer suplementação quando o objetivo é reforçar a imunidade. 

Pensando na praticidade, a ClinicMais desenvolveu as cápsulas de Vitamina C + Zinco, dois micronutrientes que desempenham papéis importantes em inúmeros processos metabólicos do nosso organismo e atuam de forma complementar para o perfeito funcionamento do sistema imunológico. 

Essa combinação também pode ajudar o nosso organismo a utilizar todo o seu potencial de defesa, pois o Zinco auxilia na multiplicação das células de defesa enquanto a Vitamina C ajuda no funcionamento adequado das mesmas. 

Pensando no fortalecimento da imunidade, desenvolvemos o produto Mune+ que contém em sua composição Wellmune, lactoferrina e outras vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de conter estudos científicos comprovando a sua eficácia. 

Você pode conferir tudo sobre este suplemento através deste blog incrível que separamos para você! (clique aqui)

Recuperação e cicatrização dos tecidos

A suplementação com colágeno pode auxiliar na recuperação e cicatrização dos tecidos, além de aumentar a autoestima, pois ajuda a diminuir as rugas e marcas de linha de expressão. 

Também separamos um blog com tudo o que você precisa saber sobre colágeno e suas funcionalidades. (clique aqui)

Melhora a memória

O que muito se observa com o avanço da idade é eventos de esquecimento e perda de memória. 

Como prevenção, a suplementação com ômega-3 e zinco pode auxiliar nas funções do sistema nervoso. 

O Ômega-3 é um suplemento bastante recomendado na terceira idade por apresentar efeito protetor contra o declínio do cérebro. 

Além disso, este ácido graxo acaba se tornando uma alternativa muito recomendada para idosos, pois pode auxiliar a evitar doenças ligadas à mente, ao coração e ainda fortalecer o sistema imunológico. 

A ClinicMais, também desenvolveu o MemoryUp, um suplemento alimentar que combina as propriedades de vitaminas e minerais para dar um “UP” na saúde do cérebro. 

Ajuda no sistema intestinal

Ao envelhecer o metabolismo acaba ficando mais lento e consequentemente, o sistema digestivo trabalha com mais dificuldade e o trânsito intestinal é um dos mais prejudicados. 

Além da alimentação, a suplementação de fibras pode auxiliar na saúde do trânsito intestinal. 

As fibras são consideradas cardioprotetoras, pois auxiliam na redução da pressão arterial e na diminuição do colesterol. Também desempenham função no controle da diabetes e evitam a constipação.

4Fiber é composto por quatro fibras naturais que auxiliam na regularização do trânsito intestinal. 

Também é um suplemento que foi pensado para não ter efeito secundário, ou seja, não promove desconforto gastrointestinal. 

Melhora o sistema ósseo 

Assim como os músculos, a estrutura óssea é extremamente importante para uma qualidade de vida satisfatória. 

Por isso, a suplementação com cálcio auxilia no fortalecimento dos ossos. 

Além disso, o magnésio ajuda na absorção do cálcio no organismo, sendo importante na prevenção da osteoporose e na manutenção do bem-estar.

Aqui na ClinicMais você encontra uma linha completa de suplementos alimentares para ajudar a ter uma vida mais saudável, ter mais qualidade e bem-estar para viver a melhor idade. 
Acesse o nosso site e confira!

Veja mais: