Taxa metabólica

#ClinicExplica: Taxa Metabólica Basal 

Tudo o que você precisa saber!

Atire a primeira pedra quem nunca teve uma dúvida sobre qualquer assunto. Pois é, é quase inevitável não termos dúvidas, curiosidades e vontade de aprender mais, não é mesmo?! 

Por isso, as pessoas passam muito tempo pesquisando e acessando vários artigos para entender e estudar o que precisam. 

Mas não se preocupe que agora a gente separou um quadro incrível para você ficar por dentro do mundo dos suplementos alimentares em apenas um lugar e otimizando o seu tempo. 

Hoje você vai poder mergulhar neste mundo de maneira simplificada e fácil com a #ClinicExplica, vamos com a gente? 

Sobre o que vamos falar? 

Hoje, o assunto que iremos conversar é sobre a taxa metabólica basal e você sabe o que é? 

Primeiramente, precisamos entender que a palavra metabolismo é derivada do Grego metabole que significa “mudança” e ela descreve todos os processos químicos que ocorrem continuamente dentro do nosso corpo. 

Mas afinal, o que é metabolismo?

Antes mesmo de falarmos de taxa metabólica basal precisamos entender o que é o metabolismo e como isso funciona em nosso organismo. 

Metabolismo é toda cadeia de processos utilizados pelo nosso organismo para transformar os nutrientes que ingerimos em energia necessária para fazer o corpo e seus sistemas funcionarem. 

Simplificando, o metabolismo é o conjunto das reações químicas que acontecem em um organismo vivo com o fim de satisfazer as necessidades estruturais e energéticas, e isso é extremamente importante quando o assunto é emagrecer ou engordar. 

Isso porque, se ingerimos mais calorias que o nosso corpo gasta, engordamos. Agora se ingerimos menos calorias do que gastamos, emagrecemos. Mas não se preocupe que vamos explicar sobre isso mais para frente! 

E agora o que é Taxa Metabólica Basal (TMB)? 

A taxa metabólica basal é como se fosse a energia mínima que o corpo necessita para manter o seu funcionamento em repouso durante o período de 24 horas, como os batimentos cardíacos, pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.  

Essa taxa é medida em calorias que é a energia extraída pelo nosso corpo a partir dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras totais).

Vamos entender melhor? 

  • Taxa metabólica: velocidade com que o organismo está utilizando estoque de energias;
  • Taxa metabólica basal: exigências energéticas necessárias para manutenção da vida;
  • Taxa metabólica de repouso: é superior que a taxa metabólica basal, pois considera a atividade muscular anterior. 

Por que é importante entender tudo isso? 

Saber o quanto o nosso organismo gasta de energia em um dia é importante para entendermos qual o ponto de partida, principalmente para quem quer emagrecer. 

É a partir daí que é possível estabelecer uma dieta que estimule o organismo a gastar e/ou queimar a gordura. Afinal, a gordura é acumulada em nosso corpo como uma reserva de energia caso o nosso organismo não consuma o suficiente durante o período. 

Existe uma taxa metabólica ideal? 

Não existe uma taxa metabólica ideal porque é preciso identificar alguns fatores, mas além disso, precisamos entender que cada ser humano é único, mas também o nosso organismo. Por isso, cada pessoa terá a sua própria taxa metabólica basal. 

A taxa metabólica basal varia de acordo com a idade, sexo, hormônios e também características genéticas de cada pessoa.

Ou seja, um homem normalmente tem maior percentual de massa muscular que uma mulher, por isso a taxa metabólica será maior. Isso porque, os músculos queimam mais calorias que a gordura. 

O que é o gasto energético? 

Sim, existe diferença entre gasto energético e taxa metabólica basal. Ou seja, o gasto energético é o total de energia consumida por uma pessoa ao longo do dia, mas vai além das funções vitais.

Ou seja, o gasto energético é o resultado de um cálculo onde se multiplica a taxa metabólica basal pelo fator de atividade, que é a energia gasta em atividades como cozinhar, trabalhar e praticar exercícios físicos. 

O gasto energético leva em consideração a energia consumida em atividades físicas, mas também é composto por uma somatória de três componentes principais:

  • Gasto energético basal ou Gasto energético de repouso
  • Efeito térmico do alimento ou termogênese induzida pela dieta 
  • Custo calórico da atividade física

Pessoas sedentárias geralmente têm um gasto energético dividido em 70% de taxa metabólica basal e 30% de atividades do dia a dia. 

Já as pessoas mais ativas costumam ter em média 50% do seu gasto energético oriundo de atividades como esportes, academia e dança, e os outros 50% representam a taxa metabólica basal. 

Se analisarmos melhor, o nível de atividade física não interfere diretamente na taxa metabólica basal, mas eleva o gasto energético total. 

Tem como calcular a taxa metabólica basal? 

Os profissionais da saúde costumam usar alguns métodos para descobrir a taxa metabólica basal, como:

  • Calorimetria direta: 

Esse método é feito em uma câmara fechada, onde é possível medir o calor liberado pelo organismo e o vapor d’água liberado pela respiração e pela pele ao longo do dia. 

Apesar de ser um método muito preciso, tem como inconveniente o custo e por não ser possível a avaliação no ambiente de vida da pessoa, ou seja, seria necessário passar 24 horas no local para a realização deste método. 

  • Calorimetria indireta:

Essa é uma técnica que estima o gasto energético por meio da medida de trocas respiratórias envolvidas com o metabolismo. Ou seja, com um aparelho específico, mede-se o volume do consumo de oxigênio e da produção de dióxido de carbono.

  • Equações preditivas:

Como o próprio nome já diz são fórmulas matemáicas que levam em consideração fatores como idade, sexo e o nível de atividade física para estimar o gasto calórico. 

Como funciona tudo isso na prática? 

Após um profissional da saúde ter avaliado e definido a sua taxa metabólica basal individual e o seu gasto energético ele poderá ter mais precisão na definição de dietas, tanto para ganho, redução ou manutenção do peso. 

Como conversamos anteriormente, quem deseja emagrecer, por exemplo, deverá adotar uma dieta em que seja ingerir menos calorias que o gasto energético, estimulando o organismo a obter energia através da queima de gordura. 

Mas, lembre-se que antes de começar uma dieta e praticar exercícios diários para perda, ganho ou manutenção do peso deve-se consultar com um profissional habilitado e seguir as orientações. Pois o nosso organismo é único e é preciso de cuidados personalizados para cada indivíduo alcançar o objetivo desejado. 

Eu posso calcular a minha taxa metabólica basal? 

O ideal seria se consultar com um profissional para ter números mais exatos. Porém, a Organização Mundial de Saúde criou uma fórmula para estimar a taxa metabólica basal de acordo com a idade e sexo. 

Mas, como mencionamos, para calcular precisamente a taxa metabólica basal é preciso ter em consideração mais fatores. 

IdadeMulherHomem
0 a 3 anos(58,317 x peso em kg) – 31,1(59,512 x peso em kg) – 30,4
3 a 10 anos(20,315 x peso em kg) + 485,9(22,706 x peso em kg) + 504,3
10 a 18 anos(13,384 x peso em kg) + 629,6(17,686 x peso em kg) + 658,2
18 a 30 anos(14,818 x peso em kg) + 486,6(15,057 x peso em kg) + 692,2
30 a 60 anos(8,126 x peso em kg) + 845,6(11,472 x peso em kg) + 873,1
>60 anos(9,082 x peso em kg) + 658,5(11,711 x peso em kg) + 587,7

Para entendermos melhor, que tal um exemplo? 

O cálculo da taxa metabólica basal para uma mulher de 20 anos com 60 kg de peso corporal é de (14,818 x peso) + 486,6. Ou seja, (14,818 x 60) + 486,6 = 1375,68.

Como aumentar a minha taxa metabólica basal? 

Se você se consultou com um profissional, com certeza ele já deve ter indicado a prática exercícios físicos, não é mesmo?! 

Isso acontece porque a prática de atividades físicas, incluindo de alta intensidade como corrida, natação  e exercícios de força estimulam o ganho de massa muscular e aceleram a respiração, ou seja, estimula o gasto de energia em repouso facilitando o emagrecimento. 

É claro que também é necessário manter uma alimentação balanceada.

E aí, gostou do nosso novo quadro? Você também pode acompanhar mais informações em nosso blog e nossas redes sociais e qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente. Vamos amar conversar com você e trocar experiências para elevar a sua qualidade de vida e bem-estar. 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *