Osteoporose: tudo o que você precisa saber
Quem algum dia já pensou em cuidar da saúde dos ossos? Tenho certeza que provavelmente é a última coisa que está na sua lista, não é mesmo?!
Infelizmente, a osteoporose atinge cerca de 10 milhões de pessoas no país, segundo estimativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). Porém, a maioria dos afetados não sabem que a tem.
Osteoporose, apesar de ser uma doença silenciosa, é conhecida por milhares de pessoas por ser prejudicial para a qualidade de vida, sem contar que não tem cura.
Ela é uma doença silenciosa porque muitas das vezes não tem sintomas e pode passar despercebido, até o momento que aconteça algo pior. E é por conta disso que o diagnóstico precoce é muito importante.
Além disso, essa essa doença não tem cura, mas há tratamentos que podem ajudar a amenizar e auxiliar a ter uma qualidade de vida melhor.
Sempre precisamos ficar atentos e ser cuidadosos, pois além da perda da qualidade de vida essa doença pode matar ou até mesmo causar a perda da autonomia.
O que é osteoporose?
Osteoporose é uma doença que faz com que os ossos se tornem mais porosos e percam a densidade. Assim, eles podem se quebrar com mais facilidade.
Essa doença pode afetar pessoas de ambos os sexos, mas é uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos, devido a menopausa causar distúrbios hormonais no corpo. Porém, ela não afeta apenas idosos, mas também jovens.
Geralmente, à medida que a idade vai avançando, a probabilidade de riscos de fraturas, especialmente do quadril, costela, coluna e na cabeça do fêmur aumenta significativamente.
O nosso corpo vive em constante renovação e isso não é diferente com o nosso esqueleto. Ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade e perdemos com muita mais facilidade depois dos 40.
Quais as causas da osteoporose?
A osteoporose é causada principalmente pela redução nos níveis do hormônio estrogênio. Isso porque ele é responsável por fazer o depósito de minerais e cálcio nos ossos e a falta desse hormônio resulta no enfraquecimento de todo o esqueleto.
Sem contar a falta de ingestão de nutrientes essenciais para manter a saúde óssea, como o consumo de nutrientes que contenham cálcio e vitamina D.
Quais são os sintomas da osteoporose?
Como mencionamos, a osteoporose é uma doença muito silenciosa e dificilmente apresenta sintomas.
Em grande maioria o problema é detectado quando já está em estado avançado. Quando a deformação dos ossos provoca dor crônica ou quando aparece uma fratura.
Especialmente os idosos devem ficar atentos para evitar quedas e não provocar a fratura de algum osso. Todo cuidado é pouco.
Quais são os fatores de risco?
Os fatores de risco vão de pessoas que não têm hábitos de vida saudável até fatores genéticos. Confira:
- Predisposição genética
- Envelhecimento
- Dieta pobre em cálcio
- Sedentarismo
- Abuso de álcool
- Tabagismo
- Menopausa
- Uso abusivo de remédios à base de corticoides
- Diabetes
- Disfunções na tireoide
Como fazer a prevenção contra a osteoporose?
Ter uma alimentação saudável e rica em cálcio é o primeiro passo para evitar a osteoporose. É recomendado a ingestão de 1.000 miligramas de cálcio por dia, equivalente a quatro porções lácteas.
Opte por uma refeição com brócolis e folhas verde-escuras, mas não esqueça do leite e derivados.
Ter bons níveis de vitamina D é muito importante nesse processo. Afinal, a vitamina D é a principal responsável pela absorção de cálcio e fósforo no nosso corpo.
Você pode e deve tomar pelo menos 15 minutos de banho de sol por dia, sem protetor solar, para que a pele possa absorver os raios UV para fazer a vitamina D chegar ao intestino, ajudando assim a incorporar o cálcio no organismo.
Você também pode contar com o auxílio de suplementos alimentares para garantir bons níveis de vitamina D e cálcio em seu organismo.
Lembre-se que o consumo de qualquer produto deve ser feito apenas com a recomendação de um profissional habilitado, pois somente eles poderão informar a quantidade correta para o seu organismo.
É claro que não poderia faltar os exercícios físicos de impacto, eles irão estimular a formação de massa óssea e o ganho de massa e força muscular. Um fator importante para a prevenção das quedas evitando fraturas.
Como identificar a osteoporose?
Já sabemos que a osteoporose não dá sinais claros, mas é possível ser diagnosticada através dos profissionais da saúde.
Os médicos iniciam a investigação levando em conta idade, peso, altura, histórico de fraturas na família, uso de cortisona e maus hábitos como fumar e beber.
É possível ter a confirmação da doença através do resultado da densitometria óssea.Esse é um teste geral solicitado a partir dos 45 anos para as mulheres e dos 65 anos para os homens.
O exame é bem simples, ele é feito através de um aparelho de raio X que se move sobre os ossos analisados. Assim, a máquina envia a um computador valores de massa óssea obtidos.
Nesse exame é possível avaliar o osso por dentro e medir sua densidade mineral, prevendo até o risco de fraturas.
Como é o tratamento para a osteoporose?
O tratamento deve seguir quase a mesma forma da prevenção. Ou seja, a primeira tentativa para conter a perda da massa óssea é feita com ajustes na dieta para que haja a ingestão adequada de cálcio e vitamina D.
Se caso os alimentos não forem o suficiente, é indicado o uso de suplementos alimentares tanto do mineral quanto da vitamina.
Caso a osteoporose já esteja instalada, apenas alimentação e exercícios físicos já não serão mais o suficiente. Não deve-se deixar de ter hábitos de vida saudáveis, mas será reforçada através de medicamentos.
Quais os melhores alimentos para prevenir a osteoporose?
Já sabemos que precisamos ter uma alimentação rica em cálcio, mas em que alimentos posso encontrar esse nutriente?
Você deverá incluir em sua alimentação, alimentos como queijo, leite, iogurte e derivados. Mas lembre-se de seguir as orientações de um profissional habilitado.
Qual a melhor suplementação para a osteoporose?
Além da alimentação é possível utilizar-se de suplementos alimentares como auxílio para repor os níveis de cálcio de vitamina D no organismo, como:
- Vitamina D
A vitamina D auxilia na absorção do cálcio pelo intestino e pelos rins. Ela é importante para o processo de formação e reabsorção óssea.

- Vitamina K
A vitamina K auxilia a diminuir a reabsorção óssea, mas em compensação acelera a formação dos ossos.
- Magnésio
O magnésio auxilia na metabolização do cálcio, favorecendo a rigidez do osso.

- Cálcio
Por último e não menos importante, o cálcio.
Aqui na ClinicMais você encontra uma linha completa de vitaminas e minerais com matérias-primas de alto padrão e procedência, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar para viver bons momentos ao lado de quem mais ama.
Acesse o nosso site e confira toda nossa linha!
Mais Visualizados
Recentes
Categorias
- #ClinicExplica (37)
- Beleza (15)
- Boa Forma (16)
- Saúde (71)
- Suplementação (58)