Atividade física

Por que e como praticar atividades físicas?

Você é aquela pessoa que não gosta de fazer atividade física ou até mesmo que faz, mas por obrigação? 

Sabemos quão difícil é manter a rotina e ter hábitos saudáveis, não somente pelo tempo, mas também pelo cansaço de um dia exaustivo, por causa da preguiça, por não gostar e até mesmo por ficar incomodado pelo o que os outros irão falar ao seu redor. 

Tenho certeza que dentre algumas situações mencionadas você se encaixa e sabemos o quanto isso pode ser desconfortável, mas a nossa missão é te auxiliar de forma leve para que você possa obter mais qualidade de vida e bem-estar para o seu dia a dia. 

Mas, para isso, precisamos entender a real importância da atividade física para cada estágio da nossa vida, como começar e como aprender a gostar para que os exercícios virem um hábito de vida prazeroso e não se tornar um fardo. 

Além disso, é importante você saber que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou informações da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) que apontam a realidade dos brasileiros e que preocupam bastante os profissionais da saúde. Isso porque, 62,1% (aproximadamente 100,5 milhões de brasileiros) maiores de 15 anos não praticam atividade física. 

Mas porque devemos nos preocupar com esse número? Porque a atividade física é importante para a manutenção da nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida e você vai descobrir todo o contexto com a gente. 

Lembre-se que não estamos aqui para falar da forma ideal de um corpo ou que atividade física é importante esteticamente, nosso objetivo é apenas auxiliar você a ter mais qualidade de vida e bem-estar para que possa desfrutar de bons momentos.

Partiu?

Qual a importância e os benefícios das atividades físicas? 

Estamos cansados de escutar que a atividade física promove mais qualidade de vida e bem-estar no nosso dia a dia, mas além disso, é de extrema importância para prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo e também como uma forma de cuidar da saúde do corpo e mente. 

A atividade física está relacionada a diversos fatores, como:

  • Prevenção no desenvolvimento de doenças (hipertensão e diabetes)
  • Controlam os níveis de colesterol 
  • Importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade
  • Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório
  • Mudanças no organismo (ganho de massa muscular)
  • Controle de peso 
  • Melhora a qualidade do sono 
  • Melhora o desempenho cognitivo 
  • Reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar
  • Importante para o processo de envelhecimento 
  • Melhora o convívio social 
  • Aumenta a disposição

São tantos benefícios que não tem como não tentar inserir atividades físicas na rotina. Além disso, a atividade física não envolve apenas ir a alguma academia. Afinal, o leque de opções é tão grande que você pode optar por aquilo que mais lhe agrada, como: corrida, caminhada, basquete, vôlei, tênis, natação, bicicleta, dança, etc. 

Mas, lembre-se que antes de começar a praticar atividades físicas é importante seguir as orientações de um profissional habilitado. Isso porque, eles serão essenciais para poder ajudar você a escolher a atividade física adequada para o seu corpo evitando lesões e problemas futuros. 

Não esqueça de manter-se hidratado, isso é fundamental para a saúde, para obter resultados e na prevenção da retenção de líquidos.

Quais os riscos do sedentarismo?

Com certeza você já deve ter escutado essa palavra, mas o seu significado não tem muito segredo. Resumidamente, sedentarismo significa a falta da prática de exercícios físicos regulares. 

Como mencionamos no início deste blog, aproximadamente 62,1% dos brasileiros não praticam atividade física. Além disso, muitos têm hábitos alimentares nada saudáveis e a consequência desses maus hábitos podem ser problemas sérios de saúde. 

Você sabia que pessoas sedentárias apresentam até 30% mais ricos de desenvolver doenças como problemas cardiovasculares, diabetes, osteoporose, trombose e até algum tipo de câncer. 

Optar por praticar atividade física pode melhorar tanto a sua qualidade de vida como auxiliar em um envelhecimento saudável sem grandes riscos e problemas para aproveitar a melhor idade em boa forma.

Vale ressaltar que a atividade física sozinha não garante uma melhor saúde e bem-estar. Por isso, é importante alinhar a prática de exercícios físicos a uma boa alimentação. 

Quanto tempo de atividade física é ideal? 

Você pode estar convencido que atividade física é importante para a saúde, mas no seu interior ainda deve estar pensando, “como vou achar tempo para isso?”. Não se preocupe, porque as recomendações diárias são relativamente baixas. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, ou seja, se você dividir pelos 7 dias da semana, serão aproximadamente 22 minutos por dia. 

Para atividades físicas de maior intensidade, são recomendados 75 minutos semanais, o que corresponde a 10 minutos diariamente. 

Sabemos que mudar a rotina é difícil, mas garantimos que o primeiro mês sempre é o mais complicado. Afinal, há estudos que revelam que o nosso corpo e mente demoram 21 dias para se adaptar com algum hábito. Por isso, persistência e disciplina serão essenciais para começar. 

Além disso, você pode começar com alguns hábitos que podem ajudar para esse momento ser mais leve e prazeroso. Por exemplo:

1- Encontre um local adequado, que tenha espaço para realizar a atividade física desejada;

2- Comece com algo simples, que não exija alto preparo físico. Afinal, o corpo precisa se acostumar para aos poucos aumentar a intensidade;

3- Procure fazer atividade física perto da sua casa. Isso porque não acarretará em altos custos de deslocamento e ficará mais fácil a manutenção desse hábito;

4- Convidar alguém para fazer exercícios com você pode ser um bom estímulo para não desistir.

Como saber os meus limites? 

Antes de começar a praticar atividades físicas é importante entender em quais condições físicas e de saúde você se encontra para que não exija mais do seu corpo e acabe se lesionando e até mesmo tendo desconfortos. 

Por isso, é importante realizar exames de rotina e avaliar junto a um profissional qual atividade física e intensidade serão ideais para você. 

Ah, mas não tenho condições de fazer esse acompanhamento! 

Você pode optar por exercícios moderados de baixa intensidade, como uma simples caminhada. Porém, novamente ressaltamos que é extremamente importante saber quais são suas condições junto a um profissional, pois possibilita que o médico identifique as limitações do seu organismo. 

Além disso, caso apresente problemas como dores e doenças crônicas, asma, obesidade ou trauma nas articulações é preciso redobrar os cuidados e não exagerar.

Todo mundo pode praticar atividade física? 

O certo seria dizer que todo mundo precisa fazer atividade física, ou seja, todo mundo pode. A única coisa que muda é apenas a intensidade e modalidade das atividades. 

O que eu preciso saber sobre atividades físicas na infância? 

Com tanta tecnologia que nos rodeia é inevitável que crianças não tenham acessos a elas e, por conta disso, muitos pais estão tendo dificuldades de estimular os pequenos para praticar atividade física. 

Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de crianças obesas e com tendência a diabetes aumenta a cada ano. A causa principal disso é o consumo de produtos industrializados e o sedentarismo. 

Para conseguir reverter essa situação a reeducação alimentar pode ser uma boa opção. É importante optar por alimentos naturais, sem corantes e aditivos. Por isso, é importante consultar com um nutricionista e descobrir qual a melhor abordagem para a criança. 

É importante evitar ou diminuir o uso de aparelhos eletrônicos, afinal, eles promovem o sedentarismo e, consequentemente, o aumento de peso. 

Neste cenário, o importante é adaptar as atividades físicas conforme a sua realidade. Procure entender de quais atividades o seu pequeno gosta mais e comece a inserir na vida dele como forma de brincadeiras divertidas. Isso fará que essa trajetória seja mais leve e prazerosa para os pais e filhos. 

Benefícios da atividade física na infância

A atividade na infância, além de promover o gerenciamento de peso, vem com uma série de benefícios para a saúde da criança, como:

  • Promove o crescimento e desenvolvimento saudável 
  • Fortalece os ossos, músculos e articulações 
  • Melhora a saúde do coração 
  • Corrige a postura e traz equilíbrio 
  • Transforma a autoestima e socialização
  • Aumenta o aprendizado para novas habilidades 
  • Melhora a concentração e o foco

Lembre-se que é importante não forçar esse processo e começar gradativamente em forma de brincadeiras. 

Como incentivar e dar início a atividade física na infância? 

Crianças de 0 a 2 anos 

Os bebês devem ser incentivados a se movimentarem por alguns minutos todos os dias. 

Para as crianças que já andam sozinhas é preciso estimular e incentivar fisicamente por até 180 minutos diários. Você pode começar com brincadeiras como corrida, dança, pular, mas é preciso ter espaço e ser seguro para a criança. 

Nesta idade é preciso evitar o contato da criança com entretenimentos que envolvam TV, celular, tablets  e jogos eletrônicos. 

Crianças de 3 a 5 anos

Os 180 minutos diários de atividade física devem ser mantidos nestas idades e é preciso inserir exercícios que incentivam a coordenação motora. 

Você pode optar por brincadeiras como andar de bicicleta, nadar, jogar bola e correr. Opte por atividades que aumentem o gasto energético. 

A dança também pode ser inserida após os 3 anos de idade e se for liberar o uso de aparelhos eletrônicos limite um horário de no máximo 2 horas.

Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos 

Agora o tempo para prática de exercícios pode ser reduzido, sendo aproximadamente 60 minutos por dia. Aqui você pode optar por atividades de intensidade moderadas, isso porque estimulam a respiração e o aceleramento cardíaco e você pode fazer exercícios como: pedalar, nadar, correr, etc. 

Caso a criança tenha muito estímulo, é interessante incentivar atividades de alta intensidade como participar de competições. Aqui entram as escolinhas de futebol, natação, ballet, etc. 

Também é recomendado atividades de flexibilidade porque elas melhoram os movimentos articulares e podem ser realizadas no mínimo três vezes por semana. 

Além disso, o contato com eletrônicos deve permanecer de forma moderada, é claro que os pais podem decidir o tempo para uso nesses equipamentos, porém ainda continua sendo indicado apenas 2 horas por dia. 

E para adultos em geral? 

Quando o nosso corpo e organismo chegam na fase adulta, os cuidados são um pouco diferentes, porém essenciais. 

Nesta fase é normal perceber o declínio de algumas habilidades e características físicas, como a perda de massa muscular, por exemplo. Por isso, é recomendado praticar exercícios de resistência e força para fazer a manutenção da força, proteção para articulações e manutenção da postura e equilíbrio. 

Você pode optar por algumas atividades como pilates, treinamento funcional, musculação, bicicleta, natação, corrida. 

Já atividades como dança, yoga e meditação auxiliam na saúde mental e na consciência corporal. Além disso, são excelentes contra o estresse e a ansiedade. 

Também é importante manter as atividades aeróbicas. Elas são importantes para o gerenciamento de peso e também trazem benefícios cardiorrespiratórios, diminuição de doenças neurológicas e bem-estar mental. 

Se você é aquele adulto que passa horas sentado, é interessante começar a incluir na rotina alongamentos. 

Além disso, o tempo de exercícios na vida adulta muda um pouco, ou seja, o fortalecimento muscular deve ser inserido ao menos 2 vezes por semana e atividades aeróbicas 3 horas se praticadas moderadamente ou 75 minutos de alta intensidade. 

Sempre lembre de saber os limites do seu corpo, por isso é importante começar devagar e após o corpo acostumar ir adicionando mais peso ou exercícios mais difíceis. 

E para idosos? 

Ao longo da nossa conversa você já deve ter percebido que atividades físicas são extremamente importantes desde os primeiros anos de vida, na vida adulta e claro que também não seria diferente no envelhecimento. 

Isso porque, com o passar dos anos, vamos perdendo massa muscular e cuidar da manutenção é necessário para manter-se independente e com menor propensão de queda principalmente na terceira idade. 

Alguns exercícios indicados para essa fase da vida são musculação, pilates e treinamento funcional. Já as atividades aeróbicas mais indicadas são a caminhada, dança, natação, hidroginástica, pois são atividades com menor impacto nas articulações e com baixo risco de lesão. 

Cuidados importantes para praticar atividades físicas 

Como mencionamos, nunca é tarde para começar a praticar atividades físicas, mas sempre é importante ficar alerta e atento aos sinais do seu corpo e não ultrapassar os seus limites para que não haja lesões ou problemas futuros. 

Por isso, faça atividade física de forma consciente, no seu tempo e conforme o seu condicionamento físico, sempre aos poucos, com equipamentos e no ambiente correto. 

Além disso, é possível utilizar suplementos alimentares para auxi

liar no condicionamento e performance. 

Aqui na ClinicMais temos uma linha completa com mais de 200 produtos em nosso portfólio destinados a saúde, qualidade de vida e bem-estar para qualquer etapa da vida. 

Acesse o nosso site e confira toda nossa linha. 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *