Quem nunca sofreu com retenção de líquidos que atire a primeira pedra. (risos)
Esse problema é comum e incomoda muitas pessoas, especialmente mulheres, ao causar inchaço no corpo.
Além disso, devemos ficar atentos, pois a retenção de líquidos pode acontecer por diversas razões, se não estiver atrelada a nenhuma patologia grave. Mas, esse problema também pode ser combatido com algumas mudanças em nossa rotina.
Trocas de experiências e dicas podem ser preciosas para que o corpo retorne ao estado de equilíbrio hídrico e é por isso que hoje estamos aqui.
Bora trocar experiências para obter mais qualidade de vida e bem-estar?
O que causa a retenção de líquido?
Sabemos que para obter qualidade de vida e bem-estar é necessário um equilíbrio, por isso o nosso corpo está constantemente acionando mecanismos para manter a estabilidade. Porém, não ter hábitos de vida saudáveis pode trazer desconforto e problemas na saúde.
A retenção de líquidos muitas vezes ocorre porque o organismo está tentando regular os níveis hídricos e a concentração de sais minerais da parte interna das células com sua região extracelular.
Afinal, a retenção de líquidos corresponde ao acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo, podendo surgir devido às alterações hormonais na TPM, menopausa ou gravidez. Consumo excessivo de sal, ficar muito tempo parado na mesma posição ou falta de atividade física regular, causando assim o desconforto com os sintomas de inchaço nas pernas, pés, tornozelos, mãos ou abdômen.
Qual é a causa da retenção de líquido?
A retenção de líquidos pode acontecer por diversas razões e situações, mas vamos conhecer algumas principais:
- Dieta rica em sal e sódio
- Pouca ingestão de água
- Gravidez
- Ficar muito tempo parado na mesma posição
- Problemas cardíacos
- Uso de certos medicamentos
- Falta de atividade física
- Doença renal
- Cirrose hepática
- Alterações no funcionamento da tireoide
Por isso, fique atento a todos os sinais, pois muitas vezes pode não ser apenas um sintoma passageiro e em qualquer dúvida consulte um profissional da saúde.
Quando devo ir ao médico?
Alguns sintomas podem acompanhar a retenção de líquidos e necessitam de atendimento médico o mais rápido possível e dentre os sintomas incluem:
- Falta de ar
- Tosse ou expectoração
- Dor no peito
- Dor de cabeça
- Dor abaixo das costelas
- Dor ou inchaço persistente nas pernas
- Inchaço repentino
- Pele esticada ou brilhante
- Inchaço somente em um pé ou mão
- Vermelhidão na região inchada
- Febre
- Formigamento dos pés, pernas, braços ou mãos
Além de tudo isso, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível quando a pessoa apresentar dor ou inchaço nas pernas após viagens longas de avião ou quando ficam muito tempo sentadas, pois pode ser um sintoma de trombose.
Quais são os principais sintomas?
Identificar a retenção de líquidos não é difícil, isso porque pode ser percebida por meio do inchaço de uma ou mais partes do corpo.
Como conversamos anteriormente, o inchaço pode acontecer no rosto, barriga, pernas, braços e costas, bem como nas mãos, pés e tornozelos também.
Como detectar a retenção de líquido?
De maneira geral a percepção do inchaço é fácil de detectar e uma forma rápida e eficaz é pressionando o local que está inchado por cerca de 30 segundos, caso a região fique marcada é indicativo de que há acúmulo de líquidos no local.
Como tratar a retenção de líquidos?
De modo geral, a retenção de líquidos pode ser aliviada com medidas simples como elevar as pernas, ou levantar os braços abrindo e fechando as mãos. Mas, em alguns casos pode ser sintoma de doenças como diabetes, pressão alta ou insuficiência hepática ou renal. Por isso é necessário fazer um acompanhamento médico e averiguar essa situação de tempos em tempos.
Existem outras formas de combater a retenção de líquido e vamos conhecer algumas delas agora:
Reduzir o sódio
O sal é formado por cloreto de sódio, que, em excesso, pode causar a retenção de líquidos. Por isso opte por uma alimentação mais saudável com menos ingestão de sal.
Beba mais água
Aumentar a ingestão de água é muito importante, pois pode auxiliar a equilibrar, diluindo o teor de sais minerais no corpo. Também isso ocorre porque o rim é responsável por adequar a equação e a concentração entre água e sais minerais. Quando a água estiver escassa, será contida e, em excesso, será eliminada através da urina.
Evite alimentos processados e ultraprocessados
Muitos produtos alimentícios processados e ultraprocessados apresentam grandes concentrações de sal, açúcar e gordura. No processo de digestão, o corpo retém mais água que o habitual para eliminar esses excessos.
Opte por uma alimentação equilibrada, evitando alimentos processados e ultraprocessados. Você pode conhecer e aprender a escolher produtos saudáveis acessando o nosso artigo “Clean Label: conheça a nova tendência!”
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas têm efeito diurético, mas não é benéfico para a saúde. Pois a ação diurética das bebidas alcoólicas deixam o corpo desidratado e quando o corpo percebe isso começa a reter água.
Praticar atividade física
Praticar atividade física é importante para a saúde, isso todo mundo já sabe. Mas movimentar o corpo pode ser benéfico para ajudar a evitar a retenção de líquidos, pois fará que o sangue e a água circule pelo corpo.
Fazer massagem
A auto-massagem ou a drenagem linfática pode ajudar o corpo a eliminar os excessos de líquidos.
Consumir chás
Os chás são mundialmente conhecidos pelo seus diversos benefícios. Devido ao poder medicinal das plantas como salsa, hibisco, stévia e dente de leão. Segundo estudos científicos, essas plantas podem auxiliar no processo de eliminação de líquidos, já que são considerados potentes diuréticos.
Além disso, você já sabe que amamos cuidar da sua saúde, do seu bem-estar e da sua qualidade de vida. Por isso, para auxiliar a ter uma vida mais saudável e ajudar na eliminação da retenção de líquidos, desenvolvemos o BioFit Hibisco.
Ele é um produto natural, sem adição de açúcares que auxilia no processo de emagrecimento, auxiliando na redução de gordura abdominal pelo seu efeito termogênico. Ele também tem ação diurética, ajudando no combate da retenção de líquidos.
Você pode conferir muito mais acessando o nosso site.
Deixe um comentário