deficiência nutricional

Deficiência nutricional pode interferir na saúde?

Você já parou para pensar sobre a deficiência nutricional e como essa simples palavrinha pode se tornar um grande problema quando ligamos ela a nossa saúde?

Todos nós sabemos que os nutrientes são essenciais para a nossa saúde. A maioria deles conseguimos obter através de uma dieta saudável, baseada na alimentação equilibrada.

Porém, sabemos que com a rotina agitada muitas vezes ter hábitos de vida saudáveis acaba se tornando impossível. Por isso, muitas pessoas optam pelo simples e mais rápido caminho para que ao final do dia tenham suas tarefas compridas. 

Mas essa rotina agitada pode começar a afetar a nossa saúde a longo prazo e por isso hoje queremos trazer um assunto sério e que precisamos conversar: deficiência nutricional. 

Antes de começar a ler esse blog sugiro dar uma olhadinha nesse artigo: Vitaminas e minerais: conheça a sua importância para o nosso organismo. Assim, poderá ter conhecimento completo ao final do texto. 

Bora ficar por dentro de tudo e evitar que isso ocorra com a gente ou com alguém que mais amamos? 

O que é deficiência nutricional? 

A deficiência nutricional nada mais é que a ausência na alimentação ou absorção insuficiente de um ou mais nutrientes, ou seja, essa deficiência é resultado da falta de nutrientes como vitaminas e minerais indispensáveis para a manutenção do metabolismo e o bom funcionamento de todo o nosso corpo. 

A quantidade de cada nutriente a ser ingerida por cada organismo depende de diversos fatores, como faixa etária, nível de saúde, frequência de atividades físicas, entre outros. 

Muitas dessas substâncias necessárias não são suficientemente sintetizadas pelo próprio corpo. Dessa forma, destaca-se a importância de uma dieta equilibrada rica em nutrientes essenciais, também muitas vezes por indicação médica é necessário a realização da suplementação. 

Além disso, a deficiência nutricional pode causar mudanças significativas na disposição física, energia, capacidade mental e clareza de pensamento, podendo prejudicar o desenvolvimento na escola ou na faculdade e, claro, a produtividade no trabalho ou em qualquer tipo de atividade. 

Ela pode ocasionar desde desordens leves até complicações mais sérias à saúde, por isso merece a sua atenção. 

É possível detectar a deficiência nutricional? 

É possível suspeitar da deficiência de nutrientes no organismo através de alguns sinais e sintomas, eles podem ser mais leves ou graves, por isso fique atento aos sinais: 

Leves:

  • Cansaço
  • Dor de cabeça 
  • Fadiga 
  • Pele ressecada 
  • Unhas fracas 

Graves:

  • Alteração do sistema nervoso central 
  • Modificação na visão 
  • Perda de coordenação 
  • Falta de memória 
  • Demais sintomas cognitivos 

Mas lembre-se que você deve se consultar com um médico para a realização dos exames e apenas com as orientações dos profissionais da saúde fazer uma dieta equilibrada ou consumo de suplementos alimentares. 

Como mencionado, há outras maneiras de detectar a deficiência nutricional, além dos sintomas citados, como:

  • Exames laboratoriais para averiguar níveis de vitaminas e minerais 
  • Check-up na saúde intestinal, já que se o intestino não estiver saudável, não há boa absorção de nutrientes. 

Eu faço parte grupo de risco para deficiência nutricional? 

Geralmente, o grupo jovem não sofre tanto com o risco da deficiência nutricional, mas é importante ficar de olho e sempre tentar ter uma rotina de hábitos saudáveis. 

Já as gestantes necessitam de maior aporte de nutrientes para o bom desenvolvimento de todas as fases da gestação e, por isso, são consideradas um grupo de risco para deficiência nutricional. 

Além disso, deve-se ficar atenta na fase da amamentação, pois é através do leite materno que os bebês estarão recebendo todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. 

Crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento também precisam de atenção. Isso porque o corpo necessita de mais nutrientes para o desenvolvimento. 

Na vida adulta, idosos e indivíduos com doenças crônicas como diabéticos, hipertensos e obesos necessitam de maior atenção quanto ao consumo e absorção de um ou mais nutrientes. 

Origens e consequências da deficiência nutricional

Já sabemos que a deficiência nutricional está diretamente ligada aos maus hábitos alimentares e, com isso, ocorrem algumas consequências devido a falta do consumo ou da absorção desses nutrientes a longo prazo. 

No caso das gestantes, a falta de nutrientes no organismo pode causar condições desfavoráveis ao desenvolvimento e crescimento dos bebês. 

Já em bebês, crianças e adolescentes que estão passando pelo processo de crescimento  as principais carências são de  cálcio, vitamina D, ácido fólico e ferro e a falta desses nutrientes pode ocasionar problemas de desenvolvimento ósseo e cognitivo e a presença de anemia. 

Além disso, em adultos e idosos a falta de nutrientes pode afetar o sistema imunológico, libido baixa, risco consideravelmente alto de depressão e inflamação e isso ocorre por causa da deficiência de vitaminas A, C, E e D, magnésio e cálcio. 

O cuidado em idosos também deve ser redobrado, pois a deficiência de vitamina C e D diminui a absorção de cálcio e ferro, respectivamente, podendo aumentar os risco cardíacos, anemia, osteopenia e osteoporose. 

Pessoas que sofrem com doenças crônicas também precisam tentar ao máximo ter hábitos de vida saudáveis, pois alguns medicamentos podem interferir na absorção de diversos nutrientes e causar assim a deficiência nutricional. 

Como evitar a deficiência nutricional? 

A base de tudo e por onde deve começar, é ter uma alimentação saudável e equilibrada. 

Segundo ponto é cuidar da saúde do intestino, pois ele é responsável por fazer a absorção da maioria dos nutrientes que ingerimos e sem ele estar saudável é difícil garantir uma boa nutrição e saúde. 

E a terceira estratégia é realizar o uso de suplementos alimentares. Isso apenas no caso de não atingir as demandas através da alimentação ou não ser possível adquiri-las dessa maneira. 

Lembre-se que antes do uso de qualquer tipo de suplemento alimentar é importante se consultar com um profissional da saúde e realizar os exames indicados, pois após a análise somente eles poderão indicar o produto e a quantidade adequada para o seu organismo. 

Aqui na Clinicmais também amamos cuidar da sua saúde, do seu bem-estar e claro, da sua qualidade de vida. Por isso, temos uma linha completa com mais de 200 produtos para auxiliar você e sua família a ter uma vida saudável. 
Acesse o nosso site e confira!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *