Você já viu aqui que a privação do sono pode causar diversos efeitos negativos ao nosso organismo. Mas, você sabia que não dormir bem também pode fazer mal para a saúde da pele e e a beleza?
É isso mesmo, durante o sono liberamos hormônios que auxiliam na regeneração da pele. Consequentemente, se não temos uma boa noite de sono e um sono de qualidade, nosso corpo não consegue completar esse ciclo, o que afeta diretamente na beleza da pele.
Por isso, hoje queremos reforçar sobre a importância de uma boa noite de sono para o organismo e como isso auxilia também para uma pele mais bonita e saudável.
Primeiramente, o Ciclo Circadiano
Para que tenhamos uma boa noite de sono, que seja efetivamente reparadora para o organismo, nosso corpo precisa completar o Ciclo Circadiano. Ele é um mecanismo do organismo que identifica quando é dia e quando é noite, basicamente.
É a partir desse ciclo que os processos fisiológicos são comendador para que o nosso corpo entenda quando é o horário de dormir e horário de acordar. É um período de 24 horas em que o nosso relógio biológico interno mantém as atividades e os processos biológicos do corpo como metabolismo e sono, influenciado pela exposição de diferentes tipos de luminosidade ao longo do dia.
Isso ocorre porque o nosso cérebro recebe estímulos diferentes quando é dia e quando é noite, liberando em nosso organismo o hormônio cortisol e melatonina, alterando a temperatura corporal e regulando o metabolismo para manter a pessoa acordada ou dormindo.
Entretanto, alguns fatores podem afetar esse ciclo o desregulando, afetando diretamente o bom funcionamento do organismo. É por conta desse ciclo que o nosso cérebro recebe os estímulos necessários para liberar a melatonina, o hormônio do sono. Ele estando desregulado por algum fator afeta a qualidade do nosso sono, causando prejuízos para o organismo como um todo. E isso não é diferente para a pele.
Como o sono afeta a beleza e o bem-estar?
Para que o nosso corpo e mente possam descansar e recuperar as energias para o novo dia é preciso que tenhamos cerca de oito horas de sono. Não dormir o suficiente ou ter um sono de má qualidade pode afetar todas as atividades diárias, além de causar problemas de saúde.
Dormir mal ou pouco pode afetar a memória, criatividade, rendimento e estabilidade emocional. Além disso, pode deixar o organismo mais suscetível a algumas doenças e contribuir para o envelhecimento da pele.
Enquanto dormimos os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, diminuem e isso faz com que a pele se regenere. Quando o sono é ruim ou dormimos poucas horas, os níveis desse hormônio no organismo se elevam, o que pode interferir na recuperação e acabar ocasionando problemas como a acne e o envelhecimento precoce.
Nossa pele sofre ataques diários por agentes externos e internos, inclusive os causados pelos radicais livres dos raios UV. Durante o sono, nossas células produzem mais antioxidantes que são os protetores contra esses ataques, por isso noites mal dormidas afetam a capacidade do organismo de se proteger deles.
Outro ponto é que dormir pouco deixa a epiderme seca e sensível, porque promove inflamações e disfunções na barreira protetora da pele. Além disso, deixa mais evidente algumas imperfeições da pele e também as temidas olheiras.
Dormir mal pode causar o envelhecimento da pele?
A resposta é sim. Especialmente falando da pele do rosto, onde os sinais da pele envelhecida ficam mais evidentes. Marcas de expressão e rugas podem ficar mais aparentes quando a pessoa não tem uma rotina de sono saudável.
É durante o sono que o nosso organismo renova as células. Mas, não é qualquer sono, é o sono profundo, que precisa durar tempo suficiente para que nosso corpo consiga finalizar esse processo. O ideal seria dormir, pelo menos, oito horas por noite. Um sono de qualidade e tranquilo, para que seja reparador como um todo.
Para isso, não basta ter horas de sono suficiente, mas é indispensável que esse sono seja realmente reparador. Para isso, evite usar o celular antes de deitar, diminua a luminosidade e os ruídos no quarto e não leve preocupações para a cama. Dormir bem é uma das melhores formas de diminuir e evitar o envelhecimento facial.
Confira alguns efeitos de uma noite de sono ruim para a pele:
- Maior quantidade de rugas;
- Mais manchas na pele;
- Flacidez;
- Menor capacidade de revitalização após agressão de agentes externos;
- Envelhecimento precoce.
Mas, não basta apenas regular seu sono para que sua pele melhore. É preciso associar isso a cuidados diários como o uso de protetor solar, por exemplo. Pois, para proteger a pele também é preciso estar atento a outros fatores que podem agredir o tecido como exposição solar excessiva, contato com a poluição, estresse, excesso de álcool, tabagismo, dieta não balanceada e sedentarismo também estão ligados ao envelhecimento da pele.
Diante disso, é importante higienizar o rosto, retirar a maquiagem antes de dormir, hidratar a pele e o organismo como um todo e usar protetor solar diariamente. Além disso, é possível também optar por produtos cosméticos.
A qualidade do sono afeta diretamente sua saúde
Além de ter efeitos negativos para a pele, acelerando o envelhecimento do tecido, a privação do sono ou um sono de qualidade ruim pode deixar seu organismo mais vulnerável a algumas infecções e doenças. Isso porque, o corpo não tem tempo suficiente para se recuperar, afetando o sistema imunológico.
A falta de sono também pode ser responsável no processo de ganho de peso, pois estudos já mostraram que dormir pouco prejudica a queima de gordura. Além disso, os níveis de açúcar no sangue também se desregulam e fazem com que o corpo produza menos lepitina, que é um hormônio que desacelera o apetite e mais grelina, que aumenta a fome.
Dicas para dormir melhor
Como você percebeu, dormir mal ou não dormir o suficiente pode afetar de forma negativa o organismo como um todo, inclusive acelerar o envelhecimento da pele. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ter uma noite de sono reparadora:
- Relaxe sua mente;
- Tome um banho quente antes de dormir;
- Faça uma refeição leve;
- Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso;
- Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Evite álcool a noite, já que as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração e causando ronco;
- Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos para não ficar dependente;
- Vá para a cama somente quando estiver com sono.
E como você já sabe, aqui na ClinicMais priorizamos sua saúde e bem-estar. Por isso, vou te apresentar alguns produtos que também vão te auxiliar a ter uma boa noite de sono.
Melatonina: a melatonina é o hormônio do sono, produzido naturalmente pelo nosso organismo. Esse suplemento auxilia na regulação do ciclo circadiano, melhorando a qualidade do sono.
Chá Misto Sublime Noite: um blend de ervas com efeitos relaxante e calmante que vão auxiliar o corpo a relaxar. Além disso, em uma nova composição, com melatonina, potencializando seus resultados.
Chá Misto Leveza30: uma caixinha de chá que será sua companheira do dia a dia, reunindo duas formulações indispensáveis: energizante para o dia, calmante e relaxante para a noite.
Ansiozen: uma combinação de l-triptofano e magnésio que vão auxiliar no controle da ansiedade e, consequentemente, vão ajudar a dormir melhor.
Confira toda a nossa linha de produtos no nosso site clinicmais.com.br.
Deixe um comentário