Hoje queremos conversar com você sobre uma campanha muito importante, principalmente para as mulheres: o Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é uma campanha conhecida mundialmente que é celebrada anualmente em Outubro e está relacionada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Este movimento é marcado pela cor rosa e é celebrado anualmente desde os anos 90 com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico para redução da mortalidade.
Além disso, essa campanha também tem como objetivo ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde e de lutar por direitos como atendimento médico e suporte emocional para garantir um tratamento de qualidade.
História do Outubro Rosa
O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pelo instituto Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
Nesta época, o evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. À medida que o movimento crescia, foi escolhido outubro como mês para a campanha e aos poucos foi se espalhando para o resto do mundo.
No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, junto com uma iluminação cor de rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
A partir de 2008, as iniciativas começaram a ficar cada vez mais fortes e frequentes.
Mas por que o câncer de mama?
Infelizmente, o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras e o que mais causa mortes por câncer no Brasil. Isso porque, nesta doença ocorre o desenvolvimento anormal das células da mama que acabam se multiplicando repetidamente até a formação de um tumor.
E como as mulheres sabem dessa doença?
A campanha foi criada com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a doença e como o diagnóstico precoce pode salvar as vidas, porque quanto mais cedo tratarmos a doença, haverá mais chances de cura.
Por isso, é muito importante regularmente fazer o autoexame, porque o sintoma do câncer de mama é percebido pelo caroço no seio acompanhado ou não de dor.
A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, também pode aparecer pequenos caroços embaixo dos braços.
Fique atenta e lembre-se: nem todo o caroço pode ser câncer de mama, por isso, caso identifique um procure o médico mais rápido possível para verificar a possibilidade ou não de um câncer.
Tem como descobrir a doença mais cedo?
Como conversamos, é possível descobrir a doença pelo autoexame, mas as mulheres acima de 40 anos devem, anualmente ou durante o período estipulado pelo médico, comparecer ao ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas.
Além disso, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos ou conforme o período que o médico indicar.
Esses serviços devem ser procurados mesmo que através do autoexame não tenha sido identificado alterações nas mamas.
E o que é mamografia?
A mamografia é um exame muito simples, que consiste no raio X das mamas e que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é muito pequeno.
Segundo o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, sendo que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
O que aumenta o risco do câncer de mama?
Se você tem alguém da família que já teve essa doença antes dos 50 anos de idade, as probabilidades de você ter um câncer de mama mais jovem são mais altas e os cuidados devem ser redobrados.
Além disso, se já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta aos sinais.
Se você se encaixa com alguma das possibilidades mencionadas, então precisa ter cuidados especiais, ou seja, fazer a partir dos 35 anos o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano ou conforme o período que o seu médico indicar.
O autoexame previne a doença?
O autoexame é feio em casa pela própria mulher, apalpando os seios. Ele não substitui o exame clínico, mas auxilia na identificação de alguma alteração para buscar um médico o mais rápido possível.
O que mais auxilia na prevenção do câncer de mama?
É claro que além do autoexame e dos exames clínicos anuais é preciso cuidar da saúde como um todo, por isso, opte por uma alimentação mais saudável e equilibrada, pratique atividades físicas e também evite cigarros e consumo excessivo de álcool.
Você também pode conhecer mais sobre o mundo saudável através do nosso blog e das nossas redes sociais.
Deixe um comentário