Basta a temperatura começar a baixar para que o movimento de pessoas nas academias diminua. A aproximação do frio vai gradualmente tornando os dias mais curtos e as noites mais longas.
Levantar cedo e encarar ambientes abertos com menos luz natural também pode ser um pretexto para ficar mais tempo na cama.
É justamente a época do ano em que instintivamente tendemos a optar pelo consumo de alimentos mais calóricos, que parecem ainda mais apetitosos e ajudam a manter nossos corpos aquecidos, um desafio extra para quem vinha tentando emagrecer ou ganhar condicionamento físico com uma rotina saudável.
Mas não se preocupe, porque há também alguns pontos positivos que merecem ser considerados para manter a motivação e não abandonarmos os exercícios nos meses mais frios:
A fidelidade aos treinos pode agregar mais disposição para encarar as tarefas que precisam ser realizadas durante o dia.
Mais espaço nas academias e menor disputa pelos aparelhos podem ser ótimas oportunidades para melhorar a qualidade dos exercícios.
À medida que os objetivos vão sendo alcançados, a tendência é que a qualidade do sono melhore significativamente.
Agora vamos compartilhar algumas dicas para que você não interrompa os treinos no frio:
Alongamentos
Nessa época do ano, a recomendação é que o alongamento muscular seja realizado somente depois dos treinos.
Aquecimento corporal
Com as baixas temperaturas, músculos e articulações tendem a ficar mais rígidos. Por isso, para evitar lesões, procure dedicar uns bons 10 minutos para os exercícios de aquecimento graduais e caprichados.
Roupas adequadas
A indústria tem colocado no mercado roupas que incorporam tecnologias que contribuem para tornar a atividade física mais confortável em qualquer clima.
Manter o corpo protegido do frio e absorver eficientemente a transpiração estão entre os benefícios que têm sido incorporados aos novos produtos. Mas lembre-se de trocar a camiseta úmida ao final dos treinos para prevenir resfriados e hipotermia.
Hidratação e proteção labial
Como os dias costumam ser mais secos nesse período do ano, os cuidados com a hidratação precisam ser redobrados. O consumo de água previne o ressecamento das vias respiratórias. Quem treina ao ar livre também não pode se esquecer do hidratante labial.
Personal trainer
A companhia de um amigo bem motivado ou de um profissional especializado podem ser fatores essenciais para manter o ritmo e não abandonar o planejamento de exercícios durante o inverno.
Agora que já sabemos como não interromper os treinos, vamos falar sobre a importância dos exercícios físicos para a imunidade.
Com a chegada do inverno, parece quase impossível não sofrer com aqueles dias de gripe, à base de sopas, chás, remédios e muita roupa quente.
É verdade que temperaturas mais baixas nos tornam mais suscetíveis a algumas doenças, mas tudo isso tem a ver com a nossa imunidade.
Cuidando bem dela, é possível passar um inverno sem gripes ou resfriados e não precisar abrir mão das atividades diárias como as saídas com amigos, viagens e até mesmo a ida à academia.
Por isso, além de tomar vacinas que protegem seu organismo dos principais vírus, uma alimentação rica e balanceada somada à prática constante de atividades físicas também são essenciais para o fortalecimento do seu sistema imunológico, dando adeus à imunidade baixa.
Geralmente, os sintomas de imunidade baixa incluem infecções, febre e calafrios, facilidade em adquirir gripes e resfriados, cansaço excessivo, diarreia, náuseas e até vômitos. Suas causas estão relacionadas com a falta de uma boa alimentação e o sedentarismo, causando diversos tipos de malefícios ao organismo.
Por isso, listamos a seguir algumas medidas para você proteger sua imunidade e aproveitar o inverno da melhor forma possível, trabalhando, exercitando-se, saindo com as pessoas que você gosta e, principalmente, ficando longe dos espirros.
Se alimente bem
Opte por alimentos in natura, como frutas, brócolis, gengibre, espinafre, frutos do mar, chás que aumentam a defesa do seu corpo, vegetais e hortaliças em geral.
Além disso, abuse da água, porque um corpo desidratado também contribui para o aparecimento de qualquer doença.
Lave bem as mãos
Mantenha o hábito de higienizar as mãos para reduzir o perigo de algum tipo de doença, como gripes, diarréias, conjuntivites, etc.
Somente água e sabão são necessários para livrar-se de bactérias e vírus adquiridos a partir do contato com pessoas ou objetos infectados.
Mastigue mais
A mastigação é uma aliada contra bactérias. Mastigar auxilia na liberação de células T na boca, que protegem e defendem você contra a ação de bactérias e fungos. Além disso, melhora a saúde bucal e contribui para uma imunidade saudável.
Durma bem
Descansar o suficiente, entre sete e nove horas por dia, é muito importante para manter a imunidade em dia.
Privar-se do sono aumenta o risco de contrair gripes ou resfriados, além de interferir na defesa celular do corpo.
Exercite-se
Realize exercícios constantemente, pois são essenciais para o bom funcionamento do corpo.
As atividades físicas aumentam a oxigenação das células, inclusive das células imunológicas, que protegem seu organismo de todo o tipo de doença.
Não deixe o inverno esfriar a sua motivação! Continue se exercitando e cuidando da sua imunidade. Tenho certeza de que com essas dicas, você será capaz de aproveitar o inverno da melhor forma possível. Cuide-se e fique protegido!
Aqui na ClinicMais, sabemos que a saúde é mais do que apenas produtos, é qualidade de vida. Explore nosso blog e descubra como podemos ajudar você a alcançar seus objetivos de saúde e fitness.
Deixe um comentário