Whey protein: o que preciso saber sobre esse suplemento?
Jogue a primeira pedra quem ainda não conhece whey protein (risos).
Brincadeiras à parte, hoje queremos conversar com você sobre um dos suplementos mais conhecidos mundialmente.
Afinal, temos 90% de certeza que você conheceu o mundo dos suplementos alimentares começando com o bom e famoso whey protein.
Mas de fato você sabe o que é e quais os seus benefícios?
Antes de consumir qualquer tipo de suplemento alimentar é preciso entender os seus benefícios e suas características, jamais saia tomando algo por estar em alta no momento sem saber o básico do produto e se você pode consumir.
Afinal, o consumo inconsciente pode não trazer benefícios para a sua saúde e não alcançará o resultado que almeja.
Por isso, queremos conversar com você sobre o que é whey protein; para que serve; quais os seus benefícios e as principais dúvidas que circulam sobre essa proteína.
Partiu ter conhecimento completo?
O que é?
Muitas pessoas acabam se confundindo com o nome, afinal o whey protein não é uma marca e sim uma proteína do soro do leite.
O soro do leite é um subproduto obtido através do processo de fabricação do queijo.
Além disso, o soro do leite é rico em proteínas e tem uma cadeia de aminoácidos completa. Caso você tenha intolerância à lactose é preciso ficar atento, pois contém alto teor de lactose além de sódio, gorduras e carboidratos.
Mas esse ainda não é o popular e famoso whey que a gente tanto conhece.
Para chegar na formulação que consumimos, é necessário que o soro do leite passe por diversos processos de filtragem, ou seja, filtrar todas as impurezas indesejadas para manter a proteína com alto valor biológico.
É neste processo que será possível determinar se o whey protein será concentrado, isolado ou hidrolisado (mas para frente explicaremos a diferença de cada um deles).
Resumidamente, o whey protein é um suplemento alimentar composto pela proteína do soro do leite obtido no momento da fabricação do queijo.
Para que serve?
Um produto mundialmente famoso, senão também o mais consumido, mas além da sua popularidade você realmente sabe para que essa proteína serve?
Primeiramente, é preciso entender que o principal objetivo do whey protein é fornecer grande quantidade de proteína com alto valor biológico, com baixos níveis de gorduras e rápida absorção.
Esse suplemento foi desenvolvido porque as proteínas desempenham papéis muito importantes para o nosso corpo, como a recuperação e regeneração da massa muscular, produção de enzimas, regula os hormônios, atua em nossos neurotransmissores entre outros demais benefícios.
Vamos entender melhor o que são as proteínas?
As proteínas são formadas por moléculas menores que são chamadas de aminoácidos.
O nosso corpo produz aminoácidos, porém os não essenciais, e para podermos adquirir os aminoácidos essenciais para manter a saúde de todo o organismo é preciso consumi-los através da alimentação.
Porém, muitas pessoas não conseguem fazer o consumo com a quantidade necessária desses aminoácidos essenciais e por isso, muitas vezes acabam recorrendo a ajuda da suplementação.
Afinal, o whey protein possui aminoácidos essenciais para ajudar no bom funcionamento do nosso corpo.
Os principais benefícios do whey protein
Você acha que whey protein só é consumido por praticantes de esportes em geral?
Hoje venho lhe contar que não é só para essa finalidade que muitas pessoas consomem essa proteína.
Existem muitos outros benefícios vinculados ao consumo de whey protein, vamos conhecer?
- Redução da gordura corporal
- Aumento e ganho de massa muscular
- Maximiza o metabolismo
- Aumenta o desempenho físico
- Evita a fadiga
- Aumenta a imunidade
- Aumenta a saciedade
- Evita sarcopenia
- Reduz os sintomas de overtraining
- Acelera a cicatrização de feridas
- Entre muito outros benefícios
Não faço academia, posso suplementar?
Engana-se quem acha que o consumo de whey protein deve ser feito somente indo à academia.
Isso porque, o whey protein serve para diversos objetivos e não somente para ganho de massa muscular. É usado também para emagrecimento, estética, tratamento de doenças e equilíbrio alimentar.
Mas, é importante seguir as orientações de um profissional habilitado para te auxiliar a entender a quantidade correta e qual tipo de whey será o melhor para o seu organismo.
Qual a diferença entre whey concentrado, isolado e hidrolisado?
Como conversamos anteriormente, vamos te explicar os três tipos principais de whey, mas é importante ressaltar que existem vários tipos.
Whey protein concentrado:
O Whey protein concentrado é o mais encontrado no mercado dos suplementos.
Além disso, ele possui uma filtragem mais leve, que mantém cerca de 29% a 80% das proteínas em sua composição.
Os valores restantes em sua composição estão divididos em gorduras, carboidratos e lactose.
Apesar do seu processo ser mais simplificado, ele contém ótimas quantidades de BCAA e de glutamina.
Além disso, os melhores whey protein concentrados são aqueles que tem em torno de 60% a 80% das proteínas do soro do leite e sua absorção é muito mais rápida em relação a outras fontes protéicas, porém é mais lenta em relação ao whey isolado e hidrolisado.
CURIOSIDADE: esse formato foi o primeiro processo de industrialização de whey criado.
Whey protein isolado:
Podemos dizer que o isolado é a categoria onde o whey se encontra mais puro. Afinal, ele passa por mais processos de filtragem que os outros e também “sofre” uma troca iônica.
Interessante informar que o whey isolado possui em média uma concentração de 81% a 95% das proteínas e os índices de gorduras e carboidratos são quase zero.
Mas, vale ressaltar também devido a ser uma proteína mais pura e também por passar por mais processos, ela acaba se tornando mais cara em comparação aos outros tipos de whey protein.
Em compensação, a sua absorção é mais rápida e é o whey preferido dos atletas.
Whey protein hidrolisado
O whey protein hidrolisado é o melhor que há no mercado. Isso porque, como o isolado, ele passa por um processo de filtragem ainda mais minuciosa, além de ser submetido à hidrólise.
Mas o que é hidrólise? Esse processo acontece quando as cadeias de proteínas são quebradas em segmentos menores chamados de peptídeos.
Esse processo é importante, pois o nosso organismo absorve com mais velocidade, o que melhora a digestão, reduz possíveis reações e desconfortos abdominais.
Além disso, esse tipo de whey chega em cerca de 90% de concentração proteica e, por conta disso, possui baixos níveis de carboidratos e gorduras em sua composição, sem contar a sua rápida absorção.
Para quem tem intolerância a lactose ou alergias, o whey hidrolisado pode ser uma boa opção. Isso porque, ele quase não tem lactose e é facilmente digerido devido a hidrólise. Mas, lembre-se de seguir as instruções de um profissional habilitado.
Existem outros tipos de whey?
Com a tecnologia avançada, no mercado atual existem outros tipos de whey protein, além de cada um ser produzido para um público diferente.
Qual o melhor whey protein para consumir?
No mercado atual existem muitas marcas e tipos de whey, conforme conversamos acima, mas o melhor para você dependerá das suas características, necessidades e objetivos.
Como tomar whey protein?
É muito comum o consumo de whey protein, principalmente após os treinos, já que é nesse momento que o corpo necessita de uma absorção mais rápida de proteínas.
Mas, é importante conversar com um médico ou nutricionista e descobrir qual o melhor horário para consumir whey protein.
Qual o melhor horário para consumir whey protein?
A primeira pergunta que deve ser feita é: qual o seu objetivo?
Quando os seus objetivos estão alinhados fica mais fácil identificar qual o melhor horário para o consumo do whey, por exemplo:
Pós-treino
Para atletas e pessoas que diariamente praticam atividades físicas é recomendado o consumo do suplemento até 40 minutos após a finalização do seu treino.
Isso porque, é nesse momento que o músculo precisa de alto valor biológico para melhorar a síntese proteica, ou seja, melhora a recuperação muscular e contribui para o crescimento muscular.
Antes do treino
O indicado é consumir o whey protein entre 30 a 45 minutos antes de iniciar o treino, juntamente com uma fonte de carboidrato de rápida absorção para obter mais energia.
O consumo antes do treino é recomendado para ajudar a evitar o catabolismo, que é a perda de massa muscular que geralmente ocorre durante o treino.
Ao acordar
Muitas pessoas afirmam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Isso porque, após uma longa noite de sono e um grande período em jejum, o corpo necessita receber nutrientes para um bom funcionamento.
Quando ingerido o whey protein em jejum, ele poderá auxiliar a recuperar de maneira mais rápida as reservas de proteínas e músculos, continuando a síntese proteica.
Antes de dormir
Neste caso, o consumo de whey protein antes de dormir aumentará o estado anabólico e evitará o estado catabólico. É indicado o consumo em forma de shake com leite.
Whey protein emagrece?
O whey protein pode auxiliar no processo de emagrecimento, já que contribui para a queima de gordura. Mas, além disso, ele possui micronutrientes que ajudam a aumentar a saciedade e também o gasto calórico em 80 a 100 calorias diárias.
É claro que para melhores resultados é preciso ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos diários.
Ou seja, o consumo do whey irá auxiliar a acelerar o seu metabolismo, ajudando a estimular a queima da gordura, aumentando a sensação de saciedade.
Será que whey protein engorda?
O whey protein não engorda, o que pode ocorrer que justifique um aumento de peso é o ganho de massa magra. Além disso, vale salientar que a massa magra pesa mais que a gordura corporal.
Além disso, se houver o consumo de excesso pode ocorrer o aumento de peso, por isso, siga as orientações de um profissional.
Principais dúvidas
Whey protein faz mal para a saúde?
Tudo consumido em excesso fará mal a sua saúde, por isso o recomendado é ingerir apenas a quantidade adequada para suprir as suas necessidades.
O consumo do whey não é recomendado para pessoas que possuem problemas nos rins, fígado e acidose no sangue. Isso porque, o suplemento pode gerar problemas de saúde. Por isso, é muito importante consultar um profissional habilitado antes de começar a consumir.
Whey protein causa efeitos colaterais?
Dificilmente o whey protein causará efeitos colaterais se consumido conforme as suas necessidades.
Caso consumido em excesso, ele pode sim apresentar alguns efeitos colaterais.
Antes do consumo consulte sempre um médico ou nutricionista.
Sou iniciante, como devo consumir whey protein?
Os whey protein geralmente são consumidos por atletas de alto desempenho e alto consumo calórico, por isso você que é iniciante é interessante ingerir uma quantidade menor desta proteína diariamente.
Por isso, é importante se consultar com um profissional habilitado, para que ele possa te orientar a quantidade adequada e saudável para o seu organismo.
Mas tanto para atleta ou iniciante o whey protein será o mesmo.
Whey protein dá espinhas?
Algumas pessoas já relataram um aumento nas acnes após o consumo diário de whey protein. Além disso, estudos observam que o consumo de proteínas pode sim levar ao surgimento de acnes.
Porém, os riscos são mais comuns para pessoas que já tenham histórico familiar de acne.
Diabéticos podem consumir whey protein?
O indicado é não consumir sem orientação de um profissional se você convive com diabetes.
Mas, o whey protein auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue após as refeições, o que aumenta a sensibilidade da insulina. Porém, antes do consumo siga as orientações de um profissional da saúde.
Idosos podem tomar whey protein?
O consumo de whey protein para idosos é bem importante porque essa proteína é uma aliada na prevenção da sarcopenia que é comum ocorrer na terceira idade.
Sarcopenia é o nome dado para a perda muscular que ocorre conforme vamos envelhecendo.
Whey protein devo consumir com água ou com leite?
O whey é uma proteína derivada do soro do leite. Além disso, o leite também é uma proteína. Por isso, no modo de preparo em todas as embalagens do whey protein será recomendado o preparo com água.
Isso acontece para que o corpo possa absorver de forma mais rápida apenas uma proteína e de forma mais eficaz.
Mas, é importante lembrar que isso também vai depender das suas necessidades. Como comentamos, para uma absorção mais rápida o recomendado é consumir com água.
Se deseja que a proteína tenha um tempo maior de liberação, a recomendação é ingeri-lo com leite.
IMPORTANTE: é de extrema importância que antes do consumo siga as orientações de um profissional habilitado, pois apenas eles poderão indicar a quantidade e melhor forma de consumo para o seu organismo.
Onde eu encontro whey protein?
O whey protein pode ser encontrado na forma de pó ou em barra de cereal.
É muito comum encontrar essa proteína em lojas de suplementos e produtos naturais, em farmácias, em mercados e, claro, em lojas online.
Além disso, aqui na ClinicMais você encontra uma grande variedade de whey protein, vamos conhecer?
Whey protein feminino
Com o intuito de valorizar as mulheres, sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, desenvolvemos o Whey Mais Ella, um suplemento alimentar pensado especialmente para ajudar a nutrir o organismo feminino.
Ele também é enriquecido com vitaminas do complexo B e apresenta concentrações importantes de aminoácidos essenciais, incluindo aminoácidos de cadeia ramificada como leucina, isoleucina e valina.
Isso porque, ele foi formulado para que as mulheres possam ingerir 24g de proteínas e 2,5g de colágeno Verisol® por porção.
- Não contém glúten
- Ultrafiltração e microfiltração
- No-Gmo Whey Protein
- Não contém adição de açúcares
- Livre de BSE e TSE.

Whey proten para idosos
O Whey Pleno Mais Isolado possui em sua composição peptídeos de colágeno BODYBALANCE®, que possui estudos que demonstram os benefícios proporcionados pelos treinos de resistência nas pessoas mais velhas afetadas pela perda de massa muscular.
- Não contém glúten.
- Contém BODYBALANCE®;
- No GMO Whey Protein;
- Livre de BSE e TSE;
- ULTRAFILTRAÇÃO E MICROFILTRAÇÃO;
- Alto teor de Vitaminas e Minerais.

Whey protein vegano
O Whey Vegan Protein é uma ótima alternativa proteica vegetal de alta qualidade, para aqueles que procuram uma nova opção como fonte de proteínas.
Contém em sua composição proteína vegetal, fibras e também é enriquecido com vitamina B12 e TCM.
Além disso, possui uma absorção rápida, excelente digestibilidade, baixo teor de gordura, zero colesterol e não contém glúten.

Whey protein para atletas e indivíduos em geral
- Whey Revitá-Iso
- Leucina e Glutamina Peptídeo.
- Rbst Free Whey Protein.
- Não contém adição de açúcares.

Aqui na ClinicMais você encontra uma linha completa de suplementos alimentares para ajudar a ter uma vida mais saudável, ter mais qualidade e bem-estar.
Acesse o nosso site e confira!
Mais Visualizados
Recentes
Categorias
- #ClinicExplica (37)
- Beleza (15)
- Boa Forma (16)
- Saúde (71)
- Suplementação (58)