Você já parou para pensar o que é, para que serve e quais os benefícios do própolis?
Muitas pessoas já conhecem, outras têm dúvidas e por isso separamos este blog com tudo o que você precisa saber sobre o própolis.
Afinal, na rotina agitada e com tudo que estamos enfrentando nos últimos anos, a saúde é uma das prioridades de qualquer pessoa e pensando nisso apresentamos para vocês o própolis, tendo consigo os seus inúmeros benefícios para a qualidade de vida.
Bora conhecer?
O que é?
O própolis é uma resina naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das flores, folhas, cascas e caules de plantas que é combinada com a cera, enzima salivares e o pólen desses insetos.
A combinação desses fatores resulta em um produto marrom ou até mesmo verde escuro com aspecto pegajoso que serve como revestimento e proteção da colmeia, ou seja, as abelhas utilizam este produto para montar suas “casas” na vedação, forro, impermeabilização de água ou crescimento microbiano e fúngico.
Como acontece a composição?
Precisamos entender que a composição do própolis é igual uma receita de bolo, contém uma quantidade adequada de cada ingrediente e também pode mudar conforme cada receita.
A composição pode variar de acordo com a espécie das plantas, altitude, iluminação e campos de alimentação das abelhas.
Em sua forma bruta, o própolis é composto de resinas sendo entre 50 a 60%, cera de 30 a 40%, óleos essenciais de 5 a 10%, pólen 5% e outras substâncias como as vitaminas e os minerais.
Para que serve?
O própolis proporciona inúmeros benefícios para a saúde humana, atuando como:
- Agente curador de lesões
- Eliminação de radicais livres
- Possui atividade antimicrobiana
- Antiviral
- Anti-inflamatório
- Antibacteriano
- Anestésico
- Antioxidante
- Antifúngico
- Anti-séptico
- E muitos outros
Todas essas ações do própolis podem ser explicadas pela variedade dos compostos bioativos encontrados nesta resina, incluindo os flavonóides, ácidos fenólicos, terpenos, ácidos aromáticos e outros.
Existe mais de um tipo de própolis?
Sim, o própolis varia entre as cores marrom, verde ou vermelha e sua forma de apresentação mais comum é em extrato, mas é claro que também pode ser encontrado em pó e na base de outros produtos que utilizam este ingrediente como cremes, pomadas, cápsulas e até cosméticos.
Própolis marrom:
O própolis marrom é o mais popular e é considerado o mais comum. Também pode ser chamado de própolis tradicional.
Esse tipo de própolis é rico em compostos fenólicos e flavonóides, e pode apresentar características que se assemelham à própolis verde.
Própolis verde:
Este tipo de própolis é produzido a partir da planta chamada Baccharis Dracunculifolia, mais conhecida como alecrim-do-campo.
Seu componente na saúde está associado a ação antioxidante, fortalecedor do sistema imunológico e pode eliminar os radicais livres. Também pode ajudar a inibir o crescimento de bactérias, fungos e vírus.
Própolis vermelho:
O própolis vermelho é produzido a partir da seiva da espécie de vegetal Dalbergia Ecastophyllum, mais conhecida como rabo-de-bugio.
Possui grande atividade antioxidante, antibacteriana e antimicrobiana, além disso, são consideradas boas para a cicatrização de feridas.
Que tal conhecer os benefícios?
O própolis pode ser benéfico para a saúde dos seres humanos, isso porque atualmente foram identificados mais de 300 compostos, a maioria na forma de polifenóis que atuam como antioxidantes, ajudando na prevenção e combate de doenças.
O própolis também possui propriedades que protegem contra bactérias, vírus e fungos, como também pode atuar como anti-inflamatório e possui ação cicatrizante.
No decorrer deste blog você pode evidenciar vários benefícios do própolis para a saúde, mas separamos alguns que ainda não foram mencionados, confira:
- Fortalece o sistema imunológico
- Acelera a cicatrização de feridas
- Ajuda a tratar herpes
- Auxilia na cura de aftas e gengivites
- Pode ser um aliado para prevenir contra o câncer
- Protege contra a Helicobacter Pylori
- Ajuda na gastrite
- Entre outros
Como consumir?
No mercado atual já é possível encontrar o própolis em diversos formatos como cápsulas, balas, extrato, entre outros. Além disso, é possível ser adquirido em farmácias e lojas de produtos naturais.
Existe contraindicação?
Sempre salientamos a importância de consultar um profissional da saúde antes do consumo de qualquer suplemento e/ou medicamento, mas em geral é contraindicado para pessoas com alergias a abelhas, ao própolis ou a algum componente da fórmula do produto.
Durante a gravidez ou lactação, a própolis só deve ser usada com orientação médica.
Além disso, as versões do extrato de própolis com álcool na composição estão também contra indicadas para crianças com menos de 12 anos e pessoas dependentes de bebidas alcoólicas.
Dica da ClinicMais:
Aqui você já sabe que encontra uma variedade ampla de suplementos alimentares de procedência e de alta qualidade, por isso, desenvolvemos o IMUNOprópolis que combina as propriedades do extrato de própolis com vitaminas e minerais que poderá te auxiliar na manutenção da imunidade.
Não podíamos deixar de ter um suplemento com um componente rico em benefícios para a saúde, afinal, amamos cuidar do seu bem-estar e da sua qualidade de vida para poder vivenciar os melhores momentos ao lado de quem mais ama.
Acesse o nosso site e confira muito mais!
Deixe um comentário