Suplementos alimentares

Tudo o que você precisa saber sobre suplementos alimentares

Preparados para entrar no mundo dos suplementos alimentares e ficar por dentro de tudo?  

A segunda edição da pesquisa de mercado “Hábitos de consumo de suplementos alimentares” reflete uma importante mudança do comportamento do consumidor em relação aos suplementos alimentares. 

Os dados apontam que o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou em 10% e esses produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros (com no mínimo uma pessoa consumindo suplementos). 

Ao longo da pandemia, o consumo e a procura por esses produtos aumentou. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), os números apontam que 48% dos brasileiros que já tinham o hábito de consumir suplementos alimentares, aumentaram a dose. 

Nessas pesquisas, a grande maioria das pessoas informou que consome suplementos alimentares como complemento à alimentação e outra parte busca saúde e bem-estar. 

Mas afinal, o que são suplementos alimentares? 

Os suplementos alimentares são produtos que servem para complementar uma alimentação saudável e não como forma de substituição. 

Estes produtos devem ser utilizados sob orientação de um médico ou nutricionista. 

A definição ampla do informativo da Sociedade Brasileira de Alimentação de 2015 diz que:

“Suplementos alimentares são produtos constituídos por fontes concentradas de substâncias como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácido graxo (como ômega-3), ervas e extratos, probióticos, aminoácidos, enzimas, carotenóides, fitoesteróis, entre outros”. 

Quais são os tipos de suplementos alimentares? 

Também existem diferentes tipos e funcionalidades dos suplementos alimentares, por isso deve-se ficar atento ao seu objetivo antes de consumir. Conheça alguns:

  • Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar
  • Suplemento alimentar proteico: para ganhar massa muscular
  • Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer
  • Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento
  • Suplemento alimentar hormonal: regularizar o sistema hormonal

Quais os formatos de suplementos oferecidos no mercado? 

Os suplementos alimentares contém características idênticas às dos alimentos, a única diferença é que eles são concentrados alimentares comercializados em diferentes formatos, como:

  • Cápsula
  • Pó (solúvel)
  • Pastilhas
  • Líquidos
  • Granulados 
  • Tablets
  • Entre outros

Os suplementos alimentares são regulamentados? 

No Brasil, até 2018 não havia uma definição legal para suplementos alimentares. 

De acordo com a Anvisa, grande parte dos suplementos alimentares eram classificados em diferentes categorias regulatórias, como: 

  • Alimentos para atletas 
  • Suplementos vitamínicos e/ou minerais
  • Novos alimentos e/ou ingredientes
  • Alimentos de propriedade funcional e/ou saúde
  • Medicamentos específicos
  • Fitoterápicos

Como você já deve ter percebido, no mercado existe um grande número de produtos sendo ofertados por diferentes empresas, o que acaba dificultando bastante a fiscalização. 

Mas nos últimos anos a Anvisa promoveu diversas reuniões a fim de debater e, claro, definir uma regulação para os suplementos alimentares. 

Esses debates originaram a RDC Anvisa n°243/2018, que define os requisitos sanitários dos suplementos alimentares e caracteriza-se como um marco regulatório no país. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também estabeleceu os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia autorizados para o uso em suplementos alimentares através da RDC Anvisa n°239, de 26 de julho de 2018. 

Segundo as novas diretrizes realizadas naquele ano, os produtos que estão no mercado devem seguir as novas diretrizes que incluem desde as mudanças nas informações contidas nos rótulos até alterações na composição. 

Aqui na ClinicMais, nos adequamos a todas as normas regulamentadas pela Anvisa, seguimos o padrão estabelecido, além da qualidade da matéria-prima, procedência e profissionais capacitados para a confecção de cada suplemento alimentar, pois como você já sabe, não oferecemos apenas um produto, mas sim qualidade de vida. 

‌‌Como devemos ler o rótulo de um suplemento?

Primeiro passo antes de comprar suplementos alimentares: confira se esses produtos seguem o padrão Clean Label (clique aqui e saiba tudo sobre produtos Clean Label). 

Os suplementos alimentares também seguem um padrão de regras imposto pela Anvisa desde a composição, qualidade, segurança e rotulagem. 

Você também pode conferir na Instrução Normativa a lista dos ingredientes permitidos, incluindo os limites mínimos e máximos (Ingestão Diária Recomendada -IDR) para cada substância, de acordo com o grupo populacional.

Junto com todas as normas, também a Agência publicou uma RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) que trata sobre aditivos e coadjuvantes de tecnologia permitidos para estes produtos. 

Além de uma RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) sobre estudos necessários para comprovar a segurança e eficácia dos probióticos. 

DICA DA CLINICMAIS:

Fique atento aos produtos que oferecem soluções milagrosas, pois este não é o intuito de um suplemento alimentar. 

Esses produtos tem como objetivo auxiliar a complementar a sua alimentação quando há déficit de vitaminas ou minerais e muitos outros podem ajudar de forma mais natural a ter uma qualidade de vida melhor conforme o seu objetivo. 

Sempre busque orientações de um especialista, pois somente eles poderão indicar suplementos adequados para você. E claro, não esqueça de verificar se os produtos que está consumindo contém estudos comprovando a sua eficácia. 

Aqui na ClinicMais você encontra uma linha completa de suplementos alimentares com matérias-primas de alto padrão e procedência, pois o que mais amamos é poder estar ao seu lado em todas as etapas da vida, compartilhando momentos de bem-estar e saúde. 

Acesse o nosso site e confira

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *