Você já ouviu falar em algum tempero que além de saboroso possa auxiliar na saúde e bem-estar? Hoje, te apresentamos a cúrcuma!
Ela é uma planta utilizada principalmente na Índia e países do oriente médio em forma de pó.
Mas, além de tempero, a cúrcuma tem grande potencial antioxidante e pode ser usada como remédio natural.
Essa planta possui folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja.
Vamos conhecê-la mais a fundo?
O que é cúrcuma?
A cúrcuma é muito utilizada como condimento. Isso porque a planta apresenta uma série de propriedades farmacológicas que podem trazer benefícios à saúde.
Ou seja, a cúrcuma é uma planta conhecida popularmente devido às suas propriedades medicinais e também pelo seu uso culinário.
Esse tempero ou essa planta é também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão, mangarataia e até mesmo como gengibre-dourado.
No mercado internacional essa planta é conhecida como turmeric e também é um produto muito utilizado na perfumaria e têxteis.
Características da cúrcuma
Falando em termos mais técnicos, a cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae, ou seja, da mesma família do gengibre.
Uma planta originária da Índia e do sudeste da Ásia, também é muito confundida com a Crocus Sativus que é conhecida como açafrão verdadeiro.
Mas qual a diferença entre elas?
Muitos se confundem porque estas duas plantas possuem propriedades de pigmentar com a cor amarela, porém, é válido lembrar que o açafrão verdadeiro possui aroma intenso e cor vibrante e também é bastante valorizado devido ao seu valor.
Já a cúrcuma é uma planta herbácea e perene, suas folhas são grandes, longas e quando amassadas liberam um odor bem característico.
Ela é uma planta que possui rizoma e essa estrutura é rica em curcumina e em óleos essenciais e sua coloração é mais puxada para o amarelo avermelhado e suas flores são amarelas ou brancas possuindo um cheiro agradável.
Além disso, a reprodução da cúrcuma é feita por meio de rizomas. Geralmente, coloca-se um rizoma recém-brotado na cova.
Benefícios
Como já conversamos anteriormente, a cúrcuma é uma planta medicinal e é indicada para auxiliar nos problemas como:
- Resfriados
- Sinusites
- Infecções bacterianas
- Alterações no fígado
- Diabetes
- Lesões
- Anorexia
- Reumatismos
Além disso, ela possui muitas propriedades farmacológicas, sendo elas:
- Antioxidante
- Anti-inflamatória
- Antibacteriana
- Antidiarreica
- Antiescorbútica
- Antiespasmódica
- Antifúngica
- Antiparasitária
- Antitumoral
- Antiviral
- Diurética
- Hepatoprotetora
- Neuroprotetora
- Redutora dos níveis de colesterol
- Sedativa
Como consumir/usar a cúrcuma?
A Cúrcuma pode ser utilizada de diversas formas para auxiliar na qualidade de vida e bem-estar.
Algumas formas de uso da cúrcuma são através da fervura do rizoma, infusão, tintura, pó micronizado, extrato seco, extrato padronizado e extrato fluído e claro. A forma de uso recomendada vai depender de cada tratamento.
Sem contar que ela também é utilizada como um condimento, ou seja, é utilizada em molhos, carne vermelha e branca, no arroz e em caldos. Um tempero perfeito para quem gosta de um sabor levemente picante.
Mas além das formas citadas acima, a cúrcuma pode ser consumida em forma de suplemento alimentar.
Na ClinicMais, somos apaixonados pela nutrição e por isso possuímos um portfólio completo de produtos para auxiliar no bem-estar e saúde em qualquer etapa da vida. Por isso, não poderíamos deixar de ter a cúrcuma e cúrcuma com piperina.
Cúrcuma
- Aliada no fortalecimento do sistema imune;
- Auxilia na perda de peso;
- Auxilia na redução do colesterol;
- Aliado no combate de resfriados e gripes;
- Auxilia na inibição da formação de coágulos no sangue;
- Ajuda a aliviar inflamações da pele.
Existe alguma contra indicação?
Apesar da cúrcuma apresentar baixa toxicidade, é recomendado não utilizar doses acima de 10g/dia.
Para pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico do problema não devem fazer uso prolongado.
Sem contar que pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia a curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação também não devem fazer uso da cúrcuma.
Lembre-se que a cúrcuma também pode induzir ao aborto, grávidas não devem utilizar e também seu uso por lactantes e crianças não é recomendado.
A cúrcuma, por possuir efeito anticoagulante, também é contraindicado para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes e podem levar a hemorragias.
Por isso, antes do consumo de qualquer suplemento alimentar é preciso consultar e seguir as orientações de um profissional habilitado.
Além disso, em nosso blog você pode conferir mais informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar e também pode conferir mais conteúdos através das nossas redes sociais.
Deixe um comentário